Com que roupa eu vou?

Quem nunca titubeou diante do dress code de algum evento que atire a primeira pedra. Também pudera: esporte, passeio, passeio completo, black tie. Palavras aleatórias que na verdade não dizem nada. Algumas pessoas são legais e deixam a tarefa mais fácil, por exemplo, recebi um convite para uma festa de quinze anos que além do traje, colocaram uns sinais do que não pode: boné, camiseta e tênis. Achei simpático, ainda mais considerando a ocasião, mas isso não cairia bem em um convite de casamento por exemplo.

Então vamos lá, o traje esporte (nada de ir tirando o short do futebol do armário) é o mais fácil e raramente vai ser visto em um convite, até porque um evento que requer esse tipo de roupa normalmente não tem um convite oficial (daqueles que te mandam por correio com papéis brilhantes ou texturizados e um número para RSVP).  Um churrasco na casa de alguém, esporte. Calça jeans e camiseta para os moços (é sempre mais fácil para eles, injustiças da vida), para as moças, calças de tecido, vestidos na altura do joelho, saias e blusinhas. Muito brilho ou uma make carregada não combinam com esse tipo de dress code. O resumo do traje esporte é que ele é simples e informal, mas isso não significa estar desarrumado.

Esporte

Esporte

Já o passeio, que também pode ser chamado de tenue de ville é o famoso esporte fino. Normalmente esse tipo de apresentação é pedida em eventos descontraídos, mas normalmente, noturnos. Provavelmente é o que você usa para ir a uma festa qualquer à noite (pelo menos para as meninas os meninos ainda conseguem segurar o esporte aqui). Se o convite pedir esse tipo de traje, para os moços já não rola uma camiseta, mas jeans, camisa e um blazer resolvem tudo.  As moças precisam ficar de olho no horário, se for durante o dia, túnicas, pantalonas ou tailleur com calça ou saia. Para a noite, o Ideal é o tal do “pretinho básico”.

Esporte fino

Esporte fino

Se o seu convite diz passeio completo ou social, pode se preparar que a festa é fina. Para os moços é a hora de tirar o terno do armário e eu bem sei que não é a peça que mais amam, mas a gravata aqui já se faz necessária. As opções par as moças já são maiores, durante o dia vestidos longuetes em tecidos nobres, a noite, longos. Decotes, transparências e fendas já fazem mais sentido, assim como joias e uma make mais trabalhada. Vale falar que o comprimento do vestido não é regra, é bem possível compor um visual social com um vestido curto, mas aí tem que ser O vestido.

Passeio completo

Passeio completo

Agora o negócio fica chique mesmo, glamour minha gente. Se o seu convite indicar black tie, rigor ou tenue de soirée (me chama!) você provavelmente foi convidado para um grande baile, uma noite de gala, ou uma mega premiação. Oscar talvez. Para os rapazes agora é smoking, se for preto (ou um azul escuro bem bacana) não tem erro. Claro que dá pra ser uma calça preta e o smoking em outra cor, mas o pretão é garantia de acertar. A gravata ideal agora é a borboleta.

Black tie masculino

Black tie masculino

Vamos fazer uma análise rápida sobre a imagem a cima: Ben Affleck escolheu não usar a borboleta. Tá errado? Não exatamente, mas ficaria melhor, sem dúvidas.  John Meyer e Luke Evans ilustram o que eu falei dos smokings coloridos, podem funcionar muito bem.  Agora, uma coisa muito importante, comparando o Luke Evans e o Bradley Cooper, caimento. Rapazes da minha vida, o mais importante na hora de colocar um terno ou smoking é o caimento, se eles não tiverem cortes, formas e tamanhos certos para o seu corpo não fica bacana.

Black tie tradicional. Gerard, <3

Black tie tradicional.
Gerard, <3

Moças, se complicou para os meninos para vocês mais ainda, mas nada de pânico. Longo com bainha a baixo do tornozelo, caudas também entram aqui. Tecidos muito elegantes, fendas, brilho, decotes, volumes, pode tudo. Só não de uma vez só né. Saltos altos e agulha, não tem jeito. Para a bolsa, pequenas de festa, mas no black tie elas devem ser de tecido ou metal e quando eu digo tecido é mais para o lado da seda do que da chita tá? No quesito beleza, pode marcar o salão, você vai precisar de um excelente penteado, de preferência preso e a maquiagem deve estar perfeita.

Gala

Gala

Pode ser que o convite não especifique nenhum traje específico, nesse caso algumas questões devem ser consideradas: horário do evento, festas diurnas sempre pedem roupas mais informais do que as noturnas. Festas em lugares abertos também pedem trajes mais descontraídos do que locais fechados. Por último, mas não menos importante, o perfil dos anfitriões, como você imagina que eles estarão vestidos? Pronto! Problema resolvido.

Raquel, aquela que tem uma festa esporte fino e outra passeio completo nas duas próximas semanas e tá revirando o armário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s