Sobre estampas

Um dia desses me fizeram uma pergunta muito legal, “Legging estampada, pode, nao pode? Gordinha pode?” Vou começar a explicação dizendo que independente da pergunta, a resposta sempre será “depende”. Para não entediar vocês explicando todos os pormenores, escolhi falar das estampas e vou começar jogando seu mundo no chão: sabe aquela história de que listras verticais emagrecem e horizontais engordam? Então, não é bem assim não minha gente. Vamos lá:

Na imagem acima temos duas formas do mesmo tamanho, vocês conseguem ver que a figura que tem as listras mais largas parece maior, mais larga? Então, é assim que funciona. Listras verticais tendem sim a alongar, afinar (já que elas guiam o olhar nessa direção), mas conforme as listras se alargam, menor é essa ilusão ótica. O mesmo acontece com as listras horizontais, como representado na imagem a baixo. Então podemos dizer que quanto menor a estampa (e concentrada) menor o objeto (ou seu quadril, busto, cintura) vai parecer.

horizontais 2

Agora entra a segunda questão. Cor. Existem discussões sobre cores claras engordarem ou não. O grupo do não diz que depende do tecido, da textura, do caimento e sim, eles têm razão, mas, falando de cor exclusivamente, sim, cores claras engordam (e quando digo engordam entendam como “aumentam”, “alargam”) Cores claras – em especial o branco-  refletem mais a luz e por isso dão essa impressão. Isso vale para a roupa que se usa e a cor que você pinta seu quarto por exemplo.

quadriculado

Por último, mas não menos importante é onde essa estampa vai entrar? Se você tem o quadril largo e usar uma estampa (principalmente clara ou muito colorida) na calça, provavelmente ele vai parecer mais largo. Aí você me diz: “Mas eu adoro blusinhas estampadas e tenho o busto grande, nunca mais posso usar uma blusa florida?” C-L-A-R-O que pode.  Personal styling e consultoria de imagem têm regrinhas, mas elas estão ali para orientar e nunca para impossibilitar. O mais importante é que você use o que goste. Quer a blusa estampada, é só escolher com um pouco de amor as cores e tamanho da estampa. Quer enlouquecer e usar a maior estampa de fundo branco? Tudo bem também, a gente compensa escolhendo uma calça/short/saia que equilibre esse “aumento”.

Escolhi usar no post listas, pretas e cinzas, mas essas análises se aplicam a qualquer estampa. Aqui em baixo vou colocar algumas estampas em comparação e é a vez de vocês analisarem.

Para finalizar, uma dica. A moda beetlejuice deve continuar por aí ainda, melhorada talvez (tomara). As novas coleções têm muitas listras largas, bem largas ou em grande quantidade (um longo por exemplo). Quase sempre com branco, mas o preto já não é par obrigatório.  Anima?

NYFW

London Fashion Week

London Fashion Week

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s