Pinga, cana, aguardente, canha

Sexta feira, não precisa dizer mais nada né?! Na busca de um assunto para ilustrar esse dia tão feliz percebemos que tem muita gente falando da danada da cachaça. É, ela está cada vez mais pop e vai invadir o seu copo.

Imagem

A cachaça está perdendo o estigma de ser a bebida baratinha do pé sujo para se tornar chique, cult. Primeiro veio a Sagatiba, mais recentemente a Santa Dose, que já vem com mel e limão, anda sendo vendida em boates bem conceituadas e olha só, assinou com a Brown Forman (dona de marcas como Jack Daniel’s e Finlândia).

Antes de tudo a cachaça é tradição, tem tudo a ver com a história do Brasil. O que seria de nós sem a caipirinha? Quem já saiu do Brasil ou foi a Lapa em uma sexta ou sábado a noite sabe bem o fascínio dos gringos por ela. Aliás, tudo isso ficou tão sério que em 2009 a caipirinha foi regulamentada através do decreto nº6871. A cachaça não está atrás não, em abril o nome virou marca nos EUA, com direitos exclusivos para produtos de acordo com o padrão de qualidade nacional e produzidos no Brasil. Chique.

§ 5º A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.

Não sabe por onde começar? A gente te ajuda. Os drinks a base de cachaça estão por aí se você achar que ela pura pode ser muito forte, vale a pena experimentar. Tomou coragem, quer provar, mas quer uma boa? A Seleta –paixãozinha pessoal- (MG), Canarinha (MG), Salinas (MG), Serra das Almas (BA), Serra Limpa (PB) e Carvalheria (PE) são algumas cachaças que foram premiadas pela crítica especializada.

Tim-tim!

Advertisements

One thought on “Pinga, cana, aguardente, canha

  1. Para quem quer experimentar uma de excelente qualidade a minha dica é a Vale Verde, que já foi premiada diversas vezes e está bem destacada nessa foto.

    Aliás, essa cachaça é produzida de forma natural e sustentável e reverte o dinheiro para ações ecológicas. Totalmente recomendada para quem gostou do post anterior sobre ecologia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s