Moda e ecologia

Você já parou para pensar em como suas escolhas na hora de comprar moda podem afetar o meio ambiente?  O que acontece com as roupas que se estragam ou que você não quer mais?

Colar “vasinho”.
http://goo.gl/7vdJUq

Se você resolver investigar as etiquetas das roupas no seu guarda roupa provavelmente vai perceber que tem muitas coisas de poliéster, poliamida,acrílico e elastano. Essas fibras são feitas a partir de produtos da indústria petroquímica. Resumindo, vestimos plástico. Um material que além de barato, amassa menos e tem um ótimo poder de retenção da cor. Só existem alguns probleminhas: têm tendência a causar irritações cutâneas, interferem na atuação do campo bioeletromagnético do ser humano e não deixam a pele respirar e no Brasil em especial, isso é péssimo. Mas o pior problema é o descarte, uma vez que você não quer mais a peça, doando, vendendo ou jogando fora mais cedo ou mais tarde ela será lixo e esses tecidos levam em média um século para se decompor. Por outro lado fibras naturais, como o algodão (que inclusive é o material usado na produção de calças jeans) não levam mais de um ano para passar pelo processo de decomposição.

O jeans, no entanto tem um processo de fabricação altamente poluente (assim como a viscose). São gastos aproximadamente 120 litros de água na produção de uma calça jeans e além disso, o tecido passa por processos de beneficiamento que envolvem corantes derivados do petróleo, amônia e soda cáustica. A boa notícia é que cada vez mais as marcas vêm tentando se adaptar e já existem linhas de jeans (e roupas no geral) ecológicas. Isso tem sido feito a partir do uso de materiais naturais como o algodão, linho e cânhamo ou pela reutilização de garrafas pet, por exemplo – vale lembrar que nesse caso, apesar de aumentar a vida útil do plástico, eventualmente será descartado e volta-se a questão do tempo de decomposição.

Dois vestidos da coleção sustentável da H&M “Exclusive Conscious Glamour Collection”

Dois vestidos da coleção sustentável da H&M “Exclusive Conscious Glamour Collection”

O assunto moda e sustentabilidade dá pano para a manga, tecidos poluentes, tecidos de difícil decomposição ou até tecidos que agridem o ambiente no processo de cultivo da fibra. No final das contas, é importante que o consumidor saiba o que está levando para casa e entenda o impacto daquele produto (de moda ou não), no meio ambiente e até na própria saúde.

A título de curiosidade os materiais mais eco-eficientes para o vestuário são os de tecidos naturais como algodão, linho, cânhamo, etc. Naturais orgânicos não utilizam agrotóxicos e adubos químicos em seu cultivo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s